administração
O que é sociologia?
Porque nossas condições de vida são tão diferentes?
Sociologia é o estudo cientifico da vida humana. Estuda o comportamento humano e sua sociedade. A sociologia tenta explicar porque agimos como agimos.
Para pensar sociologicamente precisamos nos afastar da nossa vida cotidiana. Há locais onde a maconha e a cocaína são aceitos e o álcool e o café não e a sociologia que entender o porque dessas razões.
Os sociólogos estão interessados em entender como a globalização aumenta a consciência das pessoas de distintos e distantes locais do planeta, como no exemplo da escolha de qual café beber e como isso pode influenciar inúmeras sociedades.
O desemprego pode ser um problema pessoal, mas quando é em grande escala, pode ser considerado um problema social.
Estrutura social são estruturados de maneira distintas.
Explicações teóricas (teoria): interpretação para explicar situações empíricas.
Início da sociologia está associado as mudanças avassaladoras da Revolução Francesa e Revolução Industrial.
Comte, criou o termo sociologia. Ele argumentava que a sociedade agia conforme leis invariáveis, da mesma forma do mundo físico.
Lei dos três estágios: teológico: pensamentos religiosos; Metafísicos: vista em termos naturais e não mais sobrenaturais.
Comte queria acabar com a religião em favor de um embasamento científico.
Durkhein argumentava que as sociedades têm uma realidade própria. Ele também sustentava que os conceitos científicos só podem ser gerados por meio de práticas cientificas. Ele também criou o termo anomia: sentimento de medo, falta de propósito, e o desenvolveu a partir da vida em sociedade.
Karl Marx tinha ideias diferentes de Comte e Durkhein. Seus estudos estão voltados a economia e a analisa o surgimento do capitalismo e como consequência a classe de trabalhadores assalariados e proletariado (trabalhadores assalariados que eram camponeses). Marx baseia-se na concepção materialista. A mudança