Administração
COMENTÁRIO ( E ) - O Departamento Administrativo do Serviço Público, além de promover alterações na estrutura da administração pública, também promove importantes mudanças no ingresso e nas carreiras, baseado na impessoalidade e valorizando a meritocracia.
02 – O desgaste do modelo burocrático levou o governo a uma tentativa de desburocratização administrativa, com o Decreto-lei 200/67, que ao flexibilizar a forma de acesso e o controle dos atos públicos, reforçou resquícios do patrimonialismo, como o nepotismo, e por esta razão foi concretizada uma retomada do modelo burocrático no final na década de 1980.
COMENTÁRIO ( C ) - O Decreto-lei 200/67 representou uma tentativa de desburocratização da administração, porém ao favorecer a administração indireta, reforça resquícios do patrimonialismo. A Constituição Federal, promulgada em 1988, consolida o modelo burocrático.
03 – A Nova Administração Pública se caracteriza pelo controle finalístico, o que traz a necessidade de uma abordagem sistêmica, sincronizando as forças da administração direta e indireta para concretizar os objetivos traçados no planejamento estratégico.
COMENTÁRIO ( E ) – O controle finalístico, onde os órgãos controlado e controlador não tem relação de hierarquia, o que caracteriza a relação dos órgãos públicos com a administração indireta, porém isto nada a ver com a análise sistêmica, que é uma abordagem geral da administração.
04 – A ênfase na estrutura, distribuindo tarefas simples e aumentando a cadeia produtiva entre administradores, com cada um desenvolvendo uma tarefa como comandar, coordenar, controlar, planejar e organizar, estão na base da teoria científica.
COMENTÁRIO ( E ) – A Ênfase na estrutura, definindo as funções do