Administração
Texto Teoria dos Sistemas de Katz e Kahn
O que encontramos no texto são apresentações de sistemas abertos, e suas eqüífinalidades. O autor apresenta varias maneiras de identificar o tio de organizações nos sistemas abertos.
Por exemplo:
“os sistemas abertos transformam a energia disponível. A organização cria um novo produto, ou processa materiais, ou treina pessoas, ou proporciona um serviço. Essas atividades acarretam alguma reorganização do input. É executado o trabalho no sistema” (pg. 36)
“o output. os sistemas abertos exportam certos produtos para o meio ambiente, quer sejam eles a invenção, concebida por mente pesquisadora, quer sejam uma ponte construída por empresa de engenharia. Mesmo o organismo biológico exporta produtos fisiológicos, como o bióxido de carbono dos pulmões que ajuda manter as plantas no ambiente imediato.” (pg. 36)
O texto também revela que os sistemas abertos precisam ter entropia negativa para a sobrevivência da organização. Pois a tendência geral é maximizar sua razão de energia para sobreviver e durante as crises viver empenhado, mas passando por ela. Também demonstra o feedback (ou input de informação) que é importante para a organização pois permite corrigir as falhas do sistema, controlando o que deve ser feito para que haja um bom desempenho da organização.
O autor expõe também que não são todos os inputs que podem ser absorvidos, pois cada organização depende qual melhor se adapta a ela. Quando um feedback é interrompido o sistema termina pois é o que mantém o sistema firme e ajustado.
O principal erro de um sistema é acreditar que o sistema depende somente de inputs d meio ambiente, e que os materiais e a energia humana não são constantes. Para manter o ambiente externo são produzidas mudanças na estrutura organizacional. As mudanças também resultam possíveis implicações revolucionarias que as reações dos inputs modificados abafam.
O texto demonstra varias explicações do autor sobre os