administração
Para que se possa selecionar adequadamente, torna-se necessário definir critérios, que podem ser definidos a partir da descrição da função para a qual se deseja selecionar pessoas. Quando a empresa dispõe de um sistema de descrição de cargos, essa tarefa torna se bastante simples. Caso contrário caberá o selecionador, ainda que de maneira precária, incumbir-se dessa tarefa.
Sendo assim, com o apoio de um sistema de gestão de cargos e salários torna-se menos moroso o processo de recrutamento e seleção, porque é feito uma triagem de currículos observando os perfis dos candidatos para direcionar a vaga correta, porem, nem toda organização dispõe desta ferramenta que torna mais eficiente o processo de seleção. Contudo Chiavenato (2008), afirma que:
A seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e desempenho do pessoal.
Mas a realidade encontrada em grande parte das organizações é outra, bastante diferente, pois os responsáveis pelo recrutamento e seleção não possui o conhecimentos técnicos adequados para fazer escolha correta e deixa de usufruir relativamente a uma escolha por ter escolhido outra (custo de oportunidade), os gestores muitas vezes não conhecem a rotina do setor especifico onde a vaga está aberta, desta forma acaba aumentando as escolhas equivocadas.
Considerando as perspectivas dos