Livro Metamorfose e a administração cientifica
Diante da minha leitura do livro A metamorfose de Franz Kafka, consegui perceber em alguns pontos e trechos uma correlação desses pontos com a administração científica. Um primeiro ponto em que consegui notar essa correlação é a descrição de como era o trabalho de Gregório Samsa e a sua rotina, mesmo quando ele estava em casa, pude perceber de início que Gregório era um homem responsável e cumpridor de seus deveres, se correlacionando aí com a administração financeira pelo fato da mesma ser caracterizada pela ênfase nas tarefas, já que para Taylor seus argumentos se concentravam na eficiência do trabalho, e Gregório se mostrava ser responsável e eficiente nas suas tarefas diárias.
Na manhã de sua transformação, mesmo ele não se sentindo bem ele pensa na importância de ir ao trabalho e como aquilo que estava acontecendo com ele, iria mudar a vida de sua família, em nenhum momento ele aparenta ter raiva diante da situação em que ele se encontrava. E, ainda neste mesmo capítulo, acontece a visita do seu chefe em sua casa, para saber o que havia acontecido que ele não havia ido trabalhar, neste ponto pude notar uma relação com a administração financeira, esse fato para mim transpareceu uma forte influência da racionalização do trabalho, mostrando o quanto era forte a sua interação profissional com a rotina do trabalho.
No começo da história, também quando se descrevia a profissão e rotina de Gregório Samsa, o autor fala que Gregório tinha seus dias de folga, ou seja uma vantagem de ter seu momento de descanso, benefício este que foi adquirido nos métodos de Taylor, vale destacar também que Gregório sustentava a família e despesas da casa, dando uma impressão que ele tinha um salário razoável.
Para concluir meu raciocínio, perante a leitura do livro, e a comparação que teria de fazer da mesma com a administração cientifica, vejo que apesar de ter sido