ADMINISTRAÇÃO
O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história:
A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione
Ad = (direção para, tendência, junto de)
Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
A administração, como qualquer outra área, passou por uma série de mudanças ao longo do tempo:
Administração cientifica (TAYLOR): base homem/máquina
Para o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas de racionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário colocando–o sob comando da gerência; a seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentação e hierarquização do trabalho. Investiu nos estudos de tempos e movimentos para melhorar a eficiência do trabalhador e propôs que as atividades complexas fossem divididas em partes mais simples facilitando a racionalização e padronização. Propõe incentivo salarial e prêmios pressupondo que as pessoas são motivadas exclusivamente por interesses salariais e materiais
Administração clássica (FAYOL): introdução das necessidades do homem
Propôs a racionalização da estrutura administrativa e a empresa passa a ser percebida como uma síntese dos diversos órgãos que compõe a sua estrutura.
“Não existe nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idênticas.”
A preocupação maior de Fayol é para com a direção da empresa dando ênfase às funções e operações no interior da mesma. Estabeleceu os princípios da boa administração, sendo dele a clássica visão das funções do administrador: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar.
Administração burocrática (WEBER): burocracia para melhorar o processo
Segundo suas teorias, toda organização é