Asma
É a inflamação crônica das vias aéreas, que dificulta a passagem do ar para o pulmão, tornando-se então, a respiração mais difícil. Os sintomas mais freqüentes são: tosse seca, falta de ar e chiado no peito. A Asma também pode ter características genéticas, pois, histórico familiar de alérgicos, tem uma predisposição genética para desenvolver quadros alérgicos no geral, e o relacionado ao pulmão é a asma.
CAUSAS
A asma é causada por vários agentes, devendo-se buscar tratamentos mais adequados para cada agente causador. Citaremos então os agentes mais comuns da asma:
SUBSTÂNCIAS E AGENTES ALÉRGENOS
Substância transportada pelo ar, como ácaros e poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro e partículas de insetos. Substâncias químicas como tinta, desinfetantes e produtos de limpeza também podem originar uma crise. Quando aspirados, esses agentes podem irritar os brônquios, levando a uma crise. Infecções virais, como o resfriado comum ou a gripe, também constituem causa importante para o desencadeamento de uma crise asmática.
ALIMENTAÇÃO
Alguns alimentos também são causadores de crises asmáticas, os mais comuns são: Camarão, peixe, ovos, leite, amendoins, soja, etc. Conservantes alimentares também são um dos vilões causadores da asma.
ASMA INDUZIDA POR EXERCÍCIOS
Tipo de asma desenvolvida por exercício ou esforço físico. O exercício, estreita as vias aéreas, que torna difícil a recuperação do fôlego.
ASMA OCUPACIONAL
É um tipo de asma oriunda das atividades laborais. É muito comum em trabalhadores de usinas e também, trabalhadores expostos diretamente a agentes químicos, tinturas, agrotóxicos, etc. Os trabalhadores, só sofrem com os sintomas da asma nos dias de trabalho. Existem algumas profissões que são mais direcionas a asma ocupacional, como: criadores de animais e veterinários, agricultores, cabeleireiros, enfermeiros, pintores e marceneiros.
ASMA NOTURNA
É o tipo de asma que só ocorre a noite. Acredita-se