Administração
A ADOLESCÊNCIA É O PERÍODO DA VIDA QUE SE INICIA POR VOLTA DOS DEZ E TERMINA POR VOLTA DOS 20 ANOS DE IDADE, QUANDO A PESSOA PASSA PARA A FASE ADULTA. ESSE PERÍODO ABRANGE NÃO APENAS ALTERAÇÕES FISICAS DE UM CORPO EM AMADURECIMENTO, COMO TAMBÉM MUITAS MUDANÇAS COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS.
TEMPOS ATRÁS, A ADOLESCÊNCIA NÃO PASSAVA DE UMA SALA DE ESPERA DO MUNDO ADULTO. COM O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE, CADA VEZ MAIS COMPLEXA, PROLONGOU-SE A DURAÇÃO DA FASE DE ADOLESCÊNCIA.
NAS SOCIEDADES TRIBAIS PRIMITIVAS, A PASSAGEM DO MUNDO INFANTIL PARA O MUNDO ADULTO ERA MUITO BREVE E SEGUIA NORMAS RIGIDAS. SEU INICIO E SEU FIM ERAM CLARAMENTE DEFINIDOS EM RITUAIS. EM POUCAS SEMANAS OU MESES, O ADOLESCENTE ERA INSTRUIDO NAS ARTES NECESSÁRIAS PARA OBTER O ALIMENTO E DEFENDER SEU POVO, CASAVA-SE E ASSUMIA DE MODO PLENO A CONDIÇÃO DE GUERREIRO, OU SEJA DE ADULTO.
A NECESSIDADE DE MAIOR CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA QUE A PESSOA POSSA SE INSERIR NO MUNDO DO TRABALHO COM POSSIBILIDADES DE ÊXITO LEVA A UMA TENDÊNCIA DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DE FAVORECER O PROLONGAMENTO DA ADOLESCÊNCIA OU DE PELO MENOS ALGUNS DE SEUS ASPECTOS.
NO CASO DA POPULAÇÃO JUVENIL ESTUDANTIL POR EXEMPLO, A EXTENSÃO DOS ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS E A EXIGÊNCIA POSTERIOR DE ESTUDOS DE PÓS GRADUAÇÃO, RESIDÊNCIAS OU ESTÁGIOS QUE DIFICULTAM A FORMAÇÃO DE UMA NOVA FAMILIA, AUMENTAM A DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA E ECONÔMICA DOS PAIS E NÃO FAVORECEM A ACEITAÇÃO PLENA DO PAPEL E DA RESPONSABILIDADE DO ADULTO.
DO PONTO DE VISTA JURIDICO O JOVEM É CONSIDERADO APTO – AOS 16, 18 E 21 ANOS – PARA CASAR-SE, TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA, VOTAR OU REALIZAR ATOS DE COMPRA E VENDA, PARA ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO , EXIGE-SE EXPERIÊNCIA.
A MEDIDA QUE A ADOLESCÊNCIA FOI SENDO PROLONGADA, TORNARAM-SE MAIS EVIDENTES AS CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE PRÓPRIAS DESSA FASE , COM A FORMAÇÃO DE UMA CULTURA ADOLESCENTE QUE GUARDA , ÁS VEZES SEMELHANÇAS COM AS SUBCULTURAS DOS GRUPOS SOCIAIS MARGINALIZADOS.
PARA