Administração
BRUNO LEONARDO
ENGENHARIA MECÂNICA
TRABALHO
ESTRUTURAS DE MERCADO
DISCIPLINA: Economia
PROFESSOR: Gilberto
UBERABA-MG
2013
Introdução
Na economia as estruturas de mercado ou formas de mercado descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado avalia o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as condições para deter poder de mercado são restritas, existindo muito poucos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real. As estruturas básicas de mercados são divididas em: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista e oligopólio. Também, existem modelos marginalistas de oligopólio: modelo de Cournot, modelo de Sweezy; cartel perfeito e modelos de liderança-preço que não serão tratados aqui.
1-Estruturas de Mercado
Vamos entender maneira como se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia. Tais mercados, por sua vez, estão estruturados de maneira diferenciada em função de dois fatores principais: o número de firmas produtoras atuando no mercado e a homogeneidade ou diferenciação dos produtos da firma.
Tendo isso em vista, podemos classificar as estruturas de mercado para o setor de bens e serviços da seguinte forma:
Concorrência Perfeita – é uma situação de mercado na qual o número de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos;
Monopólio – é uma situação de mercado em que uma única firma vende um produto que não tenha substitutos próximos;
Concorrência Monopolista – é uma situação de mercado na qual