administração
PROCESSO E PRODUTO
Segundo (OECD, 2006), inovação em processos é voltada à redução dos custos usando conceitos novos e mais eficientes de produção, distribuição e organização interna. Como enfatizado no Manual de Oslo a inovação em processo é voltada à implementação de novos equipamentos, softwares, técnicas ou procedimentos.
Ainda (OECD,2006),inovações tecnológicas podem ser entendidas como a introdução de produtos, serviços ou processos produtivos com uma tecnologia nova e grandes melhorias em produtos e processos existentes. Leva-se em conta que uma inovação tecnológica de produto, serviço ou processo tenha sido concluída se a mesma tiver sido introduzida no mercado (inovação de produto), ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).
Na categoria de inovações de produto, vários exemplos poderiam ser indicados neste trabalho, entre eles o caso do jato ERJ 145 da empresa Embraer – com capacidade de 50 passageiros que revolucionou o mercado do setor, ao oferecer conforto e benefícios de um avião a jato, mas com custos operacionais de uma aeronave turboélice. Nas inovações de processo, destacamos a presença da robotização na linha de fabricação de automóveis.
INCREMENTAIS E RADICAIS Segundo (VILHA,2010), as inovações tecnológicas incrementais podem ser colocadas como melhorias contínuas e em vários graus de produtos, serviços ou processos que já existem, e fazem parte da maior parte das inovações geradas. Mudanças tecnológicas incrementais são vistas como de segunda categoria, mesmo sendo de grande impacto econômico. As inovações incrementais são importantes para os negócios porque são mais fáceis de serem geradas, preenchendo assim continuamente o processo de mudança nos mercados.
“Exemplos dessa natureza incluem baterias com maior duração, televisores com imagens mais nítidas, novas substâncias combinadas a medicamentos.”