Administração
Palavras-chave: Ética. Negociação. Conflito. Tomada de decisão.
Introdução
A ética é percebida em uma sociedade como um conjunto de valores, sendo que estes definem o que é certo ou errado em busca do bem estar social. Considera-se ainda que há uma relativa diferença entre os conceitos sobre ética, moral e legal. A ética pode ser definida como um conjunto de valores e filosofias que norteiam as decisões para o convívio sustentável das pessoas e organizações. A moral trata de convicções individuais sobre o que é certo ou errado, enquanto o conceito de legal está direcionado às leis jurídicas de uma determinada região ou país.
Não há limites para a liberdade. Ou melhor, o limite da liberdade consiste em não ter limites. O homem constrói seu ser pessoal e seu destino. A liberdade, filosoficamente falando, não tem fronteiras, como não as tem o homem em sua procura da perfeição. O que há de ter limites é a atuação do homem na sociedade, emergindo normas que restringem sua ação, para que esta possa viabilizar outros projetos pessoais e toda a vida comunitária. (ANDRADE, 2004, p. 55).
Considerando a negociação e tomada de decisão como uma situação onde estão em jogo possíveis recursos escassos ou a busca pelo lucro, as partes podem estar dispostas a se valerem de atitudes consideradas antiéticas, dependendo do ponto de vista de quem analisa. Os comportamentos considerados antiéticos durante uma negociação podem ser:
Mentir sobre os