Administração
HISTÓRIA MUSICAL DO JAZZ
O termo “jazz” começou a ser utilizado no início do século XX na cidade de Nova
Orleans, obtendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras um espaço para crescer e se desenvolver. Sabe-se que os elementos que influenciaram o estilo musical do Jazz estão essencialmente nas raízes populares, na música negra dos trabalhadores norte-americanos e do Blues*, sendo marcado pela improvisação e seus ritmos envolventes e não lineares.
Como dizia Charles Mingus “Fazer jazz significa assumir um risco, o risco de confrontar o silêncio e preenchê-lo com um discurso inédito e próprio, o risco de ser um compositor instantâneo”. O Jazz é um estilo que aceita todo tipo de instrumento, e evoluiu bastante no transcorrer do tempo, seguindo padrões e tendências que apontam em várias direções, obtendo grande variedade rítmica, melódica e harmônica. Portanto, é bastante difícil definir o que é o jazz.
Desde seu surgimento, o jazz produziu uma grande variedade subgêneros como: swing (criado por Falcon na década de 30, sendo bastante popular), bebop e hard bebop
(não foram tão populares), cool jazz (chamado de jazz intelectual), free jazz (marcado por muita improvisação, sendo uma fase experimentalista), fusion (passou a se fundir com outros estilos como rock, funck e pop).
*Blues também derivado das canções de trabalho negro, é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, tem forte raiz da África, e suas letras incluíam protestos contra a escravidão e sugestões para escapar dela.
CANTORES DE JAZZ
Frank Sinatra
Al Jarreau
Jimmy Scott
Tony bennett
Lou Rawls
Fats Waller
Harry Connick
Kevin Mahogany
Cab Calloway
Jr.
Freddy Cole
John Pizzarelli
Chet Baker
Lambert, Hendricks
John Mercer