Administração
A administração é produto do século XX, é resultado de vários precursores históricos, atualmente a administração tem a base das ciências como também a do direito, engenharia e etc. As construções e as idéias históricas mostravam a capacidade de direcionamento, planejamento, sugestão.
A administração como ciência, surge no começo do séc XX, porque até então era apenas algo vivido, um palpite sem fundamento. A TGA é nova, foram séculos de estudos para que baseado na história houvesse seu surgimento, só a partir de 1900 Frederick Taylor (EUA) oficializou.
ANTECEDENTES HITÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Desde a antiguidade o homem procurou elaborar formas para administrar as organizações, até chegar na TGA do séc XX, o processo de desenvolvimento foi devagar, porém provocou bastante influência no desenvolvimento da teoria.A seguir, algumas influências históricas importantes para a Teoria Geral da Administração.
A administração teve influência de filósofos, como: Confúcio (ressaltava a importância do mérito pessoal), Sócrates(tinha a administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência), Platão(mostrava a forma democrática de administração dos negócios públicos e a promoção da felicidade dos cidadãos), Aristóteles(discípulo de Platão, evidenciava que o dever dos políticos é administrar segundo o princípios da ética e de acordo com os interesses dos cidadãos), Francis Bacon (fundador da lógica moderna ,baseada no método experimental e indutivo ), René Descartes(fundou a filosofia moderna –os métodos cartesianos)
A influência da igreja católica se deu com o passar dos séculos, os princípios da administração pública do Estado passa para igreja por sua condição hierárquica e estrutura simples e eficaz, o papa.
A influência da organização militar aconteceu a partir de seus princípios: o princípio da unidade de comando (cada subordinado só pode ter um supervisor),a escala hierárquica(vários