Particulas magneticas
ASPECTOS IMPORTANTES PARA UMA EXECUÇÃO CONFIÁVEL DE ENSAIO POR PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
Gustavo Paes Marques1, Clayton Oliveira 2 As informações e opiniões contidas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
Sinopse. Independentemente da técnica utilizada para a realização de um ensaio por partículas magnéticas, existe uma série de fatores que deverão ser levados em conta para que o ensaio forneça um resultado confiável. Este trabalho tem como objetivo explanar os principais métodos de controle de processo, discutindo cada um com base nas principais especificações contidas nos códigos ASME, ASTM e AMS. Segmentos de mercado que realizam ensaios em volume produtivo possuem grandes dificuldades de se realizar um ensaio seguindo as diretrizes destas especificações e ao mesmo tempo atender ao volume de peças produzidas por uma produção. O trabalho irá esclarecer a melhor forma se realizar tais controles em produção bem como as conseqüências técnicas e comerciais de cada um deles. Controles como o de concentração de partículas magnéticas podem ser muito melhor avaliados se abrangermos itens de controle como a condição geral do banho e a periodicidade de troca do mesmo, no mesmo controle. Quando e como realiza-lo? Qual a vantagem de faze-lo? Neste trabalho serão discutidos parâmetros óbvios do dia-a-dia na realização de tais ensaios, mas que possuem grande interferência na obtenção de um resultado confiável ou não.
1. Introdução. Para se obter um resultado confiável numa inspeção utilizando-se o ensaio por partículas magnéticas, principalmente em processos produtivos em peças seriadas utilizando-se máquinas estacionárias, alguns pontos importantes devem ser levados em conta e controlados. O foco deste trabalho será a discussão em volta do tema das inspeções de partículas magnéticas quando aplicada ao controle de qualidade de peças seriadas. Envolvendo principalmente as grandes