administração
O movimento estruturalista, manifestado em vários domínios do conhecimento cientifico, ganhou extensão consideráveis em antropologia, linguística filosofia e psicanalise. Em sua essência mais pura o estruturalismo refere- se à concepção metodológica que consiste em conhecer o objeto situando- o em sua estrutura onde se integrado e, posteriormente, em estruturas mais amplas.
Dentro da evolução histórica das teorias administrativas, denomina- se uma corrente que foi denominada corrente estruturalista, cujo enfoque foi estabelecer uma critica sobre o que tinha sido escrito ate então dentro desse campo. Com isso foram passados em revistas os conceitos da escola clássica e de relações humanas, tornando- se novamente a retorica sobre organizações e sua complexidade.
O estruturalismo constitui por si só um corpo teórico com inovações conceituais sobre a administração, mas não é considera-lo a forma organizada de analisar os mesmos problemas já abordados de maneira fragmentada.
O conceito apresentado do que entendemos por estruturalismo, podemos afirmar que nessa fase se iniciaram os primeiros ensaios de sistema social aberto. A organização sob a ótica estruturalista esta necessariamente a fazer uma analise globalizante de todos os fatores que compõem a todo organizacional.
A finalidade da organização, em sentindo amplo, depende dealguma combinação dos seguintes fatores: das hipóteses concernentes à natureza do homem, da unidade de analise, ou seja, dos níveis institucionais, individuais e organizacionais e, por último, do ponto de partida da organização. Além disso, a finalidade dependerá também do âmbito desejado, de como os propósitos organizacionais são visualizados e dos objetivos organizacionais.
Contribuições principais:
Amitai Etzioni : Contribui para a primeira classificação de organizações: