administração
O custo de oportunidade é a contribuição máxima disponível que se abre mão utilizando-se recursos limitados para um determinado fim. Represente uma alternativa abando nada de modo que o custo é diferente do tipo comumente encontrado de custo no sentido de não ser o custo de desembolso normalmente encontrado e discutidos pelos contadores e administradores. Um custo de desembolso implica, mais cedo ou mais tarde, num dispêndio de caixa; isto é, a ideia de custo de desembolso serve de base para as avaliações típicas de ativo baseadas em custo histórico.
O orçamento empresarial é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. O orçamento geralmente é anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração empresarial, com a finalidade de atingir, os resultados lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. Sendo assim orçamento pode ser descrito como um conjunto de planos financeiros com objetivo de programar a estratégia da organização em determinado período de tempo. Os orçamentos podem ser vendas, de produção, custos de produção, de capital e de caixa.
O fluxo de caixa descontado ou playback descontado é uma abordagem matemática para avaliar projetos importantes é uma maneira bastante difundida para justificar uma decisão de investimento.