Administração
Os gerentes ou administradores são os agentes ou protagonistas do processo administrativo. São funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações. São também chamados chefes ou dirigentes. O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais no estudo da administração. O gerente é considerado um monitor apto e um coordenador verdadeiro e confiável, capaz de monitorar, conhecer e supervisionar o ambiente de sua organização e também, estar a par das metas de cada setor. É necessário saber se dividir em vários, como, por exemplos, ser conselheiro, amigo e chefe. O gerente é responsável pelo empreendimento e por todas as decisões e por isso ele deve ser de completa confiança e responsável. Um bom gerente deve ter: liderança, responsabilidade, segurança, respeito da equipe e pela equipe. Deve saber se relacionar com cliente e com equipe, deve ter capacidade de delegar poderes e pensar na administração em geral. É ele quem cobrar horários e metas, gerencia crises e resolve problemas, por isso segurança é uma características que não pode faltar a um bom gerente.
Segundo Fayol o trabalho dos dirigentes consiste em tomar decisões e estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. Uma vez organizada uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial para assegurar o desempenho satisfatório desse papel. Fayol indicou 16 deveres dos gerentes que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz.
1. Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução.
2. Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa.
3. Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e