administração
fabiola lima caires
refletir criticamente sobre as refracoes da questao social no passado extrapolando no contexto da atualidade
Brumado
2013
fabiola lima caires
refletir criticamente sobre as refracoes da questao social no passado extrapolando no contexto da atualidade
Trabalho apresentado ao Curso Servico Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina interdisciplinar.
Brumado
2013
INTRODUÇÃO
Serviço Social desenvolveu-se dentro de um padrão de desenvolvimento do pós-guerra, nos chamados “trinta anos gloriosos” que marcaram uma ampla expansão da economia capitalista sob a hegemonia do capital industrial. A expansão industrial, inspirada no padrão fordista-taylorista, voltada à produção em massa para o consumo de massa, dinamiza a acumulação de capital gerando excedentes, parcela dos quais é canalizada para o Estado, no financiamento de políticas públicas, contribuindo para a socialização dos custos de reprodução da força de trabalho.
A política keynesiana, direcionada ao “pleno emprego” e à manutenção de um padrão salarial capaz de manter o poder de compra dos trabalhadores, implicou o reconhecimento do movimento sindical em sua luta por reivindicações políticas e econômicas. Permitiu assim que famílias pudessem aplicar sua renda monetária para consumir e dinamizar a economia. A prestação de serviços sociais públicos foi estimulada criando condições para a constituição e desenvolvimento da profissão. Esse padrão de acumulação entrou em crise em meados dos anos 1970. Somou-se, na década de 1880, uma reorientação do poder no cenário internacional, em decorrência da débâcle do Leste Europeu.
Profundas alterações nas formas de produção e de gestão do trabalho têm sido introduzidas ante as novas exigências do mercado