Carisma Franciscano
Integrantes: Álvaro, Antônio, Lucas Coelho, Marlon e Vinícius
Turma: 2º18
Introdução
Desenvolvimento
Carisma:
Para viverem suas vidas de cristãos pautadas na fé, na comunhão e no auxílio aos mais necessitados, é necessário entender o “Carisma Franciscano” que os chama a se consagrarem nos votos de pobreza, castidade e obediência. “Os votos que fazemos nos fortalecem na vivência de uma vida religiosa, isenta das coisas do mundo”. “O que sinto por Deus e pelos irmãozinhos que ajudamos, é muito maior que à própria renúncia dos bens materiais e da carne.” afirma irmão Petrus, membro da Fraternidade Aliança São José, em Belo Horizonte.
Quando se fala de Carisma, antes de qualquer outra coisa, deve-se necessariamente reportar a São Paulo (1Cor 12-13), a partir do qual se pode estabelecer que os carismas são dons do Espírito Santo conferidos aos eleitos, ou seja, aos batizados, para que a Igreja, ao longo dos tempos, possa eficazmente realizar a sua finalidade principal: levar os homens à salvação e ser uma presença clara e atuante de Jesus Cristo no mundo.
E o valor destes dons é sempre o bem comunitário posto a serviço de todo o Corpo Místico, de forma que cada um de seus membros recebe, além da justificação batismal, uma graça destinada a torná-lo corresponsável por sua atividade pessoal, pela salvação de todo o corpo: “carismas diferentes, de acordo com a graça que Deus concedeu a cada um... e conforme o impulso da fé” (Rm 12, 6).
Conformando-se às disposições humanas de cada batizado, o Espírito Santo orienta a vocação geral de todo cristão para a santidade e para o apostolado, para este ou aquele serviço; e isto se dá no momento propício – geralmente marcado por uma mudança radical e dolorosa de vida: a conversão – em que o cristão se abre plenamente à graça do mesmo Espírito que o conduz a uma missão importante e única a favor