apagao do dia 09/10/2013
A forte retração, a primeira após cinco meses de expansão no Estado, deve-se ao perfil da indústria baiana, intensiva no uso de energia e focada em setores como química e petroquímica. No conjunto da região Nordeste, a perda foi de 2,2%.
"A indústria química sofre mais os efeitos da falta de energia porque, quando uma unidade tem de ser desligada, ela demora muito tempo, um ou dois dias, para voltar a operar", diz Rodrigo Lobo, técnico do IBGE.
Ao lado do Rio de Janeiro (-4,2%), as três quedas foram as de maior impacto negativo na indústria geral, que ficou estável de julho para agosto. Ao todo, sete áreas produziram mais de julho para agosto. O mesmo número de regiões reduziu seu nível de atividade no período.
RIO, BRASÍLIA E SALVADOR - O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou na noite desta quarta-feira, que uma queimada em uma fazenda na região chamada Canto do Buriti, no Piauí, derrubou todo o sistema de transmissão de energia do Nordeste no início da tarde desta quarta. Segundo Lobão, que saiu da reunião de diretoria da Petrobras no Centro do Rio e foi à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), também no centro, uma queimada atingiu uma linha de transmissão que passa pela fazenda Santa Clara, no Piauí, e por volta das 14h58m, retirou do sistema cerca de 10.900 megawatts (MW) de energia. O ministro explicou ainda que a carga chegou a ser recomposta de imediato, mas uma nova incidência fez com que se perdesse toda carga do sistema do Nordeste.
Edison Lobão explicou que 40 minutos após o acidente já tinha o reinício da ligação da energia em todas as capitais. Por volta das 19 horas, segundo o ministro, apenas algumas cidades do interior ainda estavam sem energia.
— Queimada provoca esse tipo de desligamento e