Administração
É notável no meio econômico que vivemos que empresas sejam elas de grande ou médio porte, enfrentam crises econômicas no decorrer de sua existência.
Porém o que vai diferenciar, é como essas empresas iram superar tais crises e como vão se comportar diante do mercado na qual ela esta inserida. O próprio capitalismo tem essa tendência; uma hora em crise outra em plena ascensão, e esse fato reflete diretamente nas empresas e por fim repassados para o consumidor.
Diante desse fato vale observar o que Kotler (2010) fala sobre o ambiente econômico, os mercados exigem o poder de compra, as empresas devem prestar muita atenção nos padrões de renda de gastos em bens de consumo.
O que Kotler quer dizer é que devemos observar no que os consumidores estão interessados, e assim desenvolver produtos de interesses dessas classes, alguns especialistas dizem que em especial em nosso país há uma ascensão da classe C, porem esse assunto é controverso e alguns não concordam com essa classificação. Mas o que vale ressaltar aqui não é a discussão sobre essa ascensão, mas sim sobre o poder de compra desses novos consumidores, na qual estão cada vez mais exigentes.
Só para ilustrar esse fato, vale destacar dados do IBGE sobre o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que em 2010 fechou o ano com um crescimento de 7.5%. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o maior crescimento em 25 anos, sendo o terceiro maior crescimento mundial em 2010. Um PIB favorável reflete positivamente na economia, fazendo com que os consumidores gastem mais, além de gerar mais empregos e investimentos. A taxa Selic (Que é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária) que em 29/05/2013 chegou a 9.0% ao ano. Considerada uma taxa elevada, mas defendida pelo governo para controlar a inflação. A queda na Taxa Selic