Administração
Problemática
Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas na atualidade é a extrema concorrência generalizada em todos os mercados. Observa-se que, dia após dia, produtos estão se tornando commodities difíceis de serem diferenciadas pelos consumidores apesar de todo o investimento em comunicação. Torna-se portanto necessário para uma empresa sobreviver no mercado, criar diferenciais competitivos para se destacar entre seus inúmeros concorrentes.
Várias empresas passaram a adotar iniciativas, inclusive monetárias, para manter clientes já conquistados, valorizando o relacionamento construído ao longo do tempo: “Um modo eficaz de conquistar, manter e aumentar o relacionamento com clientes é recompensá-los por serem clientes”. (Kotler, 1999:196)
Apesar do sucesso destas iniciativas, pesquisas recentes demonstram que as marcas precisam de mais do que um compromisso puramente monetário com seus clientes. Valores superiores das marcas são exigidos pelos consumidores para que sua fidelidade seja mais efetiva. Segundo Kotler & Armstrong (1999) as empresas que forem capazes de criar novos valores de forma socialmente responsável conquistarão grandes mercados.
Em 2000, uma pesquisa realizada pelo Centro de Voluntariado de São Paulo divulgada pelo Jornal Gazeta Mercantil, mostrou que 31% dos consumidores brasileiros analisavam a conduta social das empresas antes de comprar um produto. Conceitos de Responsabilidade Social de uma organização tem sido cada vez mais valorizados pelos consumidores, funcionários das empresas e sociedade.
Empresas mais estruturadas de forma geral estão adotando iniciativas sociais. Pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2000, verificou que 59% das empresas localizadas no Sul, Sudeste e Nordeste fazem algum tipo de investimento social junto a comunidade.