Administração
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4
2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES 5
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT 6
2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 6
2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 7
2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TEXTOS 7
3 CONCLUSÃO 9 INTRODUÇÃO
Muito se discute, ao longo dos tempos, de como a sociedade evoluiu em muitos aspectos e como tem muito a evoluir em outros, principalmente no sentido de proporcionar as pessoas uma vida digna e segura tanto na realização pessoal quanto no social. Portanto, comenta-se com muita freqüência nos últimos tempos a respeito do Trabalho Decente e de suas aplicações na sociedade e nas organizações com um claro objetivo de proporcionar a todos um bem estar econômico, político, ambiental e social.
DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE
O conceito de Trabalho Decente foi introduzido pela OIT (organização internacional do trabalho), em 1999, e visa a traduzir o objetivo de garantia a todas as pessoas oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Entende-se como ‘oportunidade de emprego produtivo’ a garantia a todos que queiram trabalhar da chance de efetivamente encontrar um emprego, o qual seja instrumento que permita o alcance de um nível de bem-estar aceitável ao trabalhador e sua família. ‘Emprego em condições de refere ao fato de que o trabalho deve ser livremente escolhido e o direito de participação dos trabalhadores em organizações sindicais. ‘Emprego em condições de equidade’ traduz a necessidade de tratamento justo e equitativo aos trabalhadores,