Administração
PROFª LIA SERAFIM
UNIDADE I – ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
OBJETIVOS:
Definir organização;
Definir o que é Administração e o que é TGA;
Explorar o conteúdo e objeto do estudo da Administração;
Projetar as perspectivas futuras da Administração e a crescente complexidade do seu papel na sociedade moderna.
Organização:
Conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, de forma coordenada e controlada, atuando em um determinado contexto, com o propósito de alcançar um objetivo pré-determinado.
1. Atuação coordenada – para que exista uma organização, não basta que um conjunto de pessoas atue com vistas a obter um objetivo comum; é necessário também que essas pessoas se organizem, ou seja, que desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados.
2. Recursos – representam todos os meios colocados à disposição da organização e necessários à realização de suas atividades. Incluem-se os recursos humanos, materiais e tecnológicos, financeiros, a imagem de mercado e a credibilidade perante o exterior.
3. Utilização eficaz dos recursos – os recursos organizacionais são, na maioria das vezes, escassos. Daí que a sua utilização deva ser efetuada eficazmente com vistas a atingir os objetivos pré-definidos da melhor maneira possível.
4. Objetivos – representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro. Ou seja, o propósito que justifica toda a atividade desenvolvida ou mesmo a própria existência da organização.
5. Contexto – representa todo o ambiente que envolve a organização, que de forma direta ou indireta, influenciam sua atuação e desempenho. O ambiente organizacional divide-se em macroambiente e microambiente.
Uma organização é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que desenvolve um trabalho relativamente contínuo e que visa à consecução de um objetivo