Administração
Questões:
1) Comente sobre a reflexão de Sócrates sobre o conhecimento verdadeiro, a ciência e sua crítica à democracia ateniense.
Sócrates - Filósofo Grego (469 A.C. a 399 A.C)
Conhecimento verdadeiro: Sócrates acreditava que o conhecimento estava dentro das pessoas e que estas eram capazes de aprender por si próprias, para isso poderiam ser ajudadas no nascimento desse aprendizado. Seus ensinamentos ficaram conhecidos como maiêutica (parto das ideias). Antes de procurar conhecer a natureza e de querer conhecer os outros se deve procurar um autoconhecimento. “Conhece-te a ti mesmo”, o autoconhecimento é a condição essencial do conhecimento verdadeiro. “Só sei que nada sei”, a consciência da própria ignorância é o começo da Filosofia. Sócrates procurava a definição daquilo que as coisas, as ideias, os valores eram na verdade, procurava a essência verdadeira, o conceito e não apenas a opinião.
Crítica à Ciência: Sócrates acreditava que o objeto da Ciência não é o sensível, o particular e sim o inteligível, conceito que se exprime pela definição, que se obtém pelo processo dialético chamado de indução. A indução consiste em comparar indivíduos da mesma espécie eliminando as diferenças individuais e retendo a essência geral da coisa. Sócrates defendia também que se deve dar ênfase à procura do que não se sabe ao invés de simplesmente passar adiante aquilo que se julga saber ou conhecer sem na verdade saber explicar o “porquê” de tais conhecimentos, sem ter havido uma investigação crítica da ciência e do conhecimento.
Crítica à democracia ateniense: Sócrates rejeitava a democracia ateniense por ser uma democracia incompleta, já que nem todos os habitantes da polis podiam participar dela. Somente os homens livres podiam participar da vida política, serem eleitos ou sorteados para cargos públicos, mulheres, escravos e estrangeiros eram excluídos e aqueles que ameaçassem o regime democrático com críticas podiam ser exilados,