Administração
Um líder deve assegurar direção, foco e propósito para sua equipe -- e assumir pessoalmente as grandes decisões
Nos últimos 30 anos, as discussões acadêmicas sobre liderança têm dado ênfase excessiva à noção de que o líder deve ser igual às demais pessoas da equipe. Esta ênfase é enganadora e perigosa. Na realidade, o líder precisa mostrar o caminho para a sua equipe e deve elaborar os lemas que vão nortear o seu exercício da liderança.
Um desafio permanente, por exemplo, é treinar as pessoas sob sua influência para que elas trabalhem juntas e, ao mesmo tempo, consigam fazer sua contribuição individual. Para saber se é um líder de fato, você precisa responder a algumas perguntas. Quão sólida é a sua disposição mental e emocional para o exercício da liderança? Você inicia cada tarefa, cada projeto, cada dia com o pensamento: "Sou um líder: o que se espera de mim aqui?". "Que contribuição tenho para oferecer a este time como seu líder?" O líder diagnostica, articula, facilita e influencia a todos. Fornece propósito, direção e foco onde essas qualidades ainda não existem:
PROPOSITO Faz com que todos enxerguem os objetivos mais amplos da empresa e identifiquem de que maneira seu esforço individual e coletivo pode contribuir nessa visão mais abrangente.
DIREÇÃO Influencia as decisões sobre como alcançar os grandes objetivos. Elas podem ser sobre investimentos críticos, que exigirão recursos e esforços gerenciais por longos períodos de tempo; sobre quais projetos devem ser executados e quais devem ser descartados; sobre caras plataformas de tecnologia; ou sobre os métodos e processos a serem empregados na implementação.