Motor a combustao
Um motor a combustão, funciona com base na liberação de energia quando ocorre a queima de combustível e oxigênio. Durante a explosão da combustão o ar tende a se expandir com força e é esta força que é usada para colocar as partes do motor em movimento.
Dentro de um cilindro, existe um pistão que sobe e desce o tempo todo. O movimento é semelhante ao movimento de uma seringa.
A maioria dos motores utiliza 4 movimentos ou 4 tempos para este processo.
1o.) Admissão: Uma das válvulas é aberta para trazer ar e combustível e o pistão desce aspirando esta mistura.
2o.) Compressão: A válvula é fechada e o pistão sobe.
3o.) Explosão: A válvula continua fechada e devido a expansão da explosão o pistão é empurrado para baixo. É esta energia que é transmitida para o motor.
4o.) Expulsão: Uma outra válvula ligada ao escapamento é aberta e o pistão sobe, empurrando para fora os gases queimados.
Geralmente os motores possuem 4 cilindros. Os quatro cilindros estão cada um em uma fase. Assim, sempre há um cilindro diferente na fase da explosão transferindo energia para o motor.
Como funciona ?
Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro, dentro dele estão posicionados: vela, bico injetor de combustível e pistão.
A vela é responsável por gerar faíscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor. Esse processo gera uma explosão dentro do cilindro, com energia suficiente para colocar o pistão em movimento. O pistão, por sua vez, provoca, através de um sistema de engrenagens, a rotação do eixo do motor.
De toda a energia gerada pela explosão, apenas 30% é convertida em energia mecânica, e a grande parte dessa energia é dissipada na forma de calor, gerando o aquecimento do motor. Outra parte da energia é utilizada no sistema de refrigeração da água do radiador.
A energia mecânica gerada pelo motor é reaproveitada pelo alternador, que é convertida em energia elétrica, suficiente para dar