Administração e Sustentabilidade
Adriano Tadeu, 16 de dezembro de 2009
inCompartilhar
Para toda e qualquer empresa que lute pelo símbolo da sustentabilidade, ser reconhecida por práticas na área de responsabilidade sócio-ambiental é apenas o resultado do seu esforço.
Na atual competição de lançamentos, cada vez mais completos no quesito sustentável, as práticas conhecidas se unem com uma série de inovações de estímulo ao consumo consciente.
As empresas lutam cada vez mais por ambientes diferenciados para apresentar seus produtos e serviços preocupados com o meio ambiente.
Hoje, evidências e práticas destas empresas já são analisadas pelo consumidor final, que as escolhem por possuir bons programas de comprometimento ambiental. Elas, por sua vez, para se destacar e crescer no mercado sustentável, se preocupam em compor um quadro de parcerias com seus fornecedores no uso de energia, redução de resíduos, relatórios de emissões de gases do efeito estufa, além de esforços ao envasar seus produtos em embalagens recicláveis e/ou retornáveis e fabricá-los com matéria prima renovável, 100% biodegradável e compostável.
Estas práticas evidenciam o destaque da sustentabilidade na atual administração e relacionamento B2B e B2C. Mas ainda há muito que fazer, como melhorias na contabilidade de emissões de GEEs (ou sequestro de carbono) e uso da água, gestão da energia, programas que diminuem o desperdício, treinamento de funcionários e abordagens de apoio às necessidades da comunidade local.
Continuar a reinventar o atual estado de consumo, abrindo portas para a cidadania e para novos negócios e influenciando novos comportamentos, acessível a qualquer público interessado, mostra o quanto oportuno e importantes são as atividades sustentáveis na vida particular da empresa e do mundo.
Todos estes comprometimentos com a responsabilidade sócio-ambiental resultam numa parceria que alia a sustentabilidade da empresa com as vendas de seus produtos. E esta parceria