Administração e sustentabilidade
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO – CCA/UDESC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA DE TRABALHOS ACADÊMICOS
PRO FESSOR PIERRY TEZA
RESENHA CRÍTICA
Vinicius Stefanes Domingues
ROSÁRIO, P. O administrador do século XXI: a sustentabilidade e as teorias de administração. 16 Jun. 2012. Disponível em:
. Acesso em: 28 ago. 2013.
Rosário (2012), escreve um artigo no qual aborda as mudanças que estão acontecendo na sociedade e como elas influenciam na mudança de mentalidade de administrador que tem de se adaptar as novos aspectos e conceitos que são exigidos para obter sucesso.
O homem sempre teve de se moldar de acordo com sua época, e a administração não e diferente. Com as mudanças na sociedade contemporânea os conceitos de TGA vem se expandindo e evoluindo conforme novos princípios como a sustentabilidade são discutidos como essenciais.
Já foi o tempo onde o objetivo principal de uma empresa era o aumento da eficiência, também já não se vive mais na Era que transformou as empresas e expandiu a industrialização, passaram os tempos em que consolidavam-se os avanços tecnológicos. Todos esses tiveram sua importância e ajudaram a moldar não somente a administração mas a sociedade como ela é.
Atualmente, porém, vivemos a Era Sustentável, na qual uma exigência é que o administrador olhe para o seu redor, analise as necessidades socioambientais e capacidade sustentável de seus projetos. E necessário trabalhar com variáveis, as mudanças não só ambientais como comportamentais da sociedade vem atreladas a essa nova Era e desempenham papel fundamental no resultado final de qualquer ideia. A administração estratégica vem crescendo, a necessidade do politicamente correto a arrastou para o manual dos administradores que precisam pensar nas ideias de forma global e se adaptar as mudanças sociais, culturais e ambientais para que sejam capazes de responder a elas de forma eficiente.
1
O artigo