Alexis de Tocqueville
Nasceu na França, no início do séc. XIX(precisamente em 1805). Sua família era aristocrática, pertencente à pequena nobreza. Nessa época a França passava por enormes instabilidades políticas e econômicas, apesar da Revolução Francesa já ter se esgotado.
Ele foi um Cientista Social e é considerado até hoje um dos autores mais influentes do Liberalismo (corrente de pensamento que defendia a liberdade individual, política e econômica).
Influenciado principalmente por Montesquieu (foi um escritor da corrente iluminista, no séc. XVIII).
Estudou Direito em Paris. E logo em seguida...
Aos 22 anos, ingressou na magistratura, mas apenas provisoriamente, pois sempre teve desejo de participar efetivamente da política, mas não podia porque a constituição só permitia candidatura à câmara dos deputados para quem tinha acima de 40 anos. Para sua sorte quando ainda tinha 25 anos (1830), a idade mínima foi reduzida para 30 anos. Porém não lançou candidatura de imediato, por que...
Aos 26 anos (1831) viajou com recursos $$ próprios, aos EUA a fim de realizar pesquisa sobre o sistema penitenciário e suas possíveis aplicações na França. Nessa viagem ele teve a oportunidade de conhecer o território americano e lá ele observou os diferentes aspectos daquela sociedade e pode aprofundar seu conhecimento acerca das instituições políticas daquele país, principalmente no que diz respeito à Democracia: as suas vantagens e desvantagens, a maneira de viver do norte-americano.
Resultando em uma obra clássica e ainda muito atual, "Democracia na América” (principal obra). Teve a 1’ parte publicada em 1835 e a 2’ parte só em 1840.
Ainda publicou outras obras importantes como: O Antigo Regime e a Revolução; Da Colonização da Argélia; e Lembranças de 1848.
Logo após lançar a 1 parte da sua obra, tentou sua primeira candidatura à câmara dos deputados aos 31 anos, mas foi derrotado.
Mesmo