Alexis de tocqueville
Alexis Charles Henri Maurice Clerel de Tocqueville nasceu em Paris no dia 29 de julho de 1805. Era filho de Herves Louis François Jean Bonaventure Clerel (descendentes da nobreza Normanda, era um aristocrata proprietário de terras) e de Louise Madeleine Le Peletier Rosanbo. Tinha dois irmãos, que diferentemente de Tocqueville, escolheram se tornar oficiais do exército francês.
Desde jovem Tocqueville demonstrou interesse pelos livros, pois aos 16 anos já procurava na biblioteca da família, obras de pensadores como Voltaire e Montesquieu. Ele tinha uma memória muito boa e a sua mente estava sempre à frente se comparada a de seus contemporâneos.
O Abade Lesueur foi o seu tutor, que o ensinou ser devoto a Igreja Católica.
Formou-se em Direito no ano de 1827. Essa era a carreira dos aristocratas intelectuais. Ainda nesse ano se tornou juiz em Versalhes, embora não demonstrou se identificar muito com a área. Tinha um grande amigo, também juiz em Versalhes, chamado Gustave de Beaumont, que também o acompanhou ao longo de sua vida.
Tocqueville viveu durante um conturbado período da história francesa (século XIX). Viu o apogeu da monarquia por Luís XVIII e Charles X e a sua queda (em 1830). Louis Philippe assumiu o trono e tirou a remuneração de Tocqueville e a de outros homens, por não confiar nos funcionários de seu antecessor.
Estava sendo discutida na Câmara dos Deputados, uma reforma nas leis criminais e foi aí que Tocqueville conseguiu permissão, para junto com Gustave de Beaumont estudar sobre o sistema prisional dos Americanos. As respectivas famílias custearam a viagem. Antes de viajar eles fizeram contatos com os amigos e parentes para saber dos conhecidos que teriam na América e eles procuraram ler os relatos dos europeus sobre viagens a América, além de conhecer mais sobre a literatura norte-americana.
Em 02 de abril de 1831 a bordo do navio americano Le Havre, seguiram com