Administração unopar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
PRIMEIRA ETAPA
Para definirmos o preço de venda das viagens vendidas na agência VIDA BOA, é necessário estabelecer os seguintes passos:
Definir o custo real, considerando o valor de compra, impostos, frete e outros custos para ter disponível para venda na agência o serviço.
Reconhecer o percentual de impostos incidentes sobre o faturamento da empresa.
Calcular o percentual de participação dos custos fixos no faturamento médio mensal anual da empresa, com suporte da planilha do Demonstrativo de Resultados do Exercício.
Definir o percentual de comissão sobre as vendas.
Estabelecer o percentual relativo ao frete de entrega ao cliente do serviço (transporte de empregados).
Definir a margem de lucro, que acreditamos ser a ideal, para o produto ou serviço.
Dessa forma, o cálculo ficará assim:
(100%-(%Imposto+%Custo Fixo+%Comissão+%Frete+%Margem de Lucro)), onde se dividi o resultado por 100, para tornar o percentual um número centesimal. Depois Dividi 1 pelo resultado, para encontrar o índice de comercialização como multiplicador, o que facilita a visão do percentual incidente sobre o custo. Com isso, basta multiplicar pelo custo e temos o preço de venda, que muitas vezes precisa ser ajustado à realidade de mercado, mas de forma calculada e não chutada.
segunda etapa
Com certeza, uma demanda judicial, por parte da Sra. Maria, seria cabível. Com base no exposto do Art. 42 e seu Parágrafo Único do Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078/90, o qual prevê:
Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese