Nocoes de factoring
O presente trabalho versa essencialmente sobre os contraltos de factoring; onde vamos poder encontrar sua definição, as varias modalidades de factoring que existem, o seu enquadramento legal, Os aspectos fiscais relacionados a estes tipos de contratos e a sua contabilização.
FACTORING
1. Definição
É um contrato entre uma instituição finaceira e um comerciante, em que o comerciante cede à instituição financeira o crédito das suas vendas à prazo à terceiros ou dos serviços prestados à terceiros, em seu todo ou parte dele, recebendo o cedente (comerciante) o valor dos referidos creditos pela instituição financeira, mediante uma remuneração previamente acordada entre as partes.
Poratnto, podemos designar a instituição financeira por Factor, o comerciante por Aderente, e os clientes como devedores.
Fica bem claro aqui que este contrato beneficia ambas as partes, visto que para o comerciante que necessita de fundos adquire os mesmos quando transfere os seus creditos ao Factor e o Factor por sua vez adquire actives à um valor reduzido que finalmente terá benefícios.
Um esquema para melhor entendermos sobre o FACTORING:
NORMALMENTE Factura
Vendedor Comprador Pagamento
COM FACTORING
Vendedor FACTURA Comprador Pagamento à emp. Cópia da Factura Adiantamento de Fundos Factoring
Empresa de Factoring
2. Modalidades de Factoring
Antes de mais deve-se ter em conta que o Factoring pode ser Nacional ou Internacional.
Factoring Nacional.
Onde todos intervenientes (Factor, Aderente, Devedor) encontram-se sedeados no mesmo país, e pelo qual podemos analisar as seguintes modalidades:
Factoring Com Recurso (Ou com direito de regresso)
Por esta modalidade, a empresa aderente beneficia dos serviços de gestão de cobrança de creditos, podendo também optar pelo financiamento da carteira de creditos cedida. O Factortem o direito de regreso sobre o aderente, relativamente aos