Administração Teoria e Processos
Geraldo Garavante, Cláudia Panno e Mônica Kloeckner
Resumo do Capítulo 19
A Organização, a Administração e o Administrador.
A organização, independente do seu tamanho, pode ser definida como uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia. As organizações são formadas por pessoas, com propósitos distintos e geralmente com um ou mais objetivos, além de determinados tipos de tecnologia e estrutura.
A administração ocorre naturalmente às pessoas, é quase que algo natural a todos nós, nas organizações ou em nossas vidas particulares. É preciso saber planejar, organizar, dirigir e controlar; ter noções de eficiência, eficácia e efetividade; materializar sonhos e desejos.
Papeis Gerenciais
Independente da carreira seguida por cada indivíduo, alguns podem ser tornar gerente com o tempo. Se possuírem habilidades administrativas e a liderança adequada. Segundo Henry Mitzberg existem três papéis gerenciais:
Chefe – Desempenha tarefas rotineiras de natureza legal ou social;
Líder – Responsável pela atuação, motivação dos funcionários, assessoria, treinamento e deveres associados;
Ligação – Mantém uma rede de contatos externos e informantes que propiciam favores e informações.
Uma organização pode possuir gerentes em vários níveis de sua hierarquia. Em geral, organizações de grande porte possuem três níveis gerenciais: de primeira linha (Direção e supervisão do operacional), médio (Implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos) e de alto nível (Estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais).
As mudanças ambientais e organizacionais estão cada vez mais exercendo um forte impacto nos líderes e gerentes contemporâneos. O rápido desenvolvimento da tecnologia da informação e as incertezas que caracterizam o ambiente de negócio trazem uma grande quantidade de questões críticas