ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Quando se fala em administração pública, normalmente estamos querendo nos referir ao conjunto de atividades que compõem todas as funções desempenhadas pelo Estado que visem organizar a gestão administrativa do Estado em todas as suas instâncias.
Além, das suas funções específicas, a administração pública também, envolve o conjunto de normas e leis que direcionam as ações do governo. A administração pública dever ter como objetivo principal atender às demandas sociais de um país, município ou estado em termos de: saúde, educação, segurança, etc.
Aquelas pessoas que trabalham na administração pública são comumente denominadas de servidores públicos ou funcionários públicos e são em sua essência funcionários do coletivo.
MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA
A administração pública brasileira tem procurado sistematicamente implementar mudanças desde o início da década 1930 e atingiu o seu ápice com as reformas propostas pelo governo neoliberal nos anos 90. No contexto atual percebe-se que as razões mais evidentes para a reforma do aparelho do Estado estão relacionadas com as questões que envolvem a crise de governabilidade que acabaram por refletir na credibilidade do Estado. Quando falamos em crise do Estado deve-se dar um destaque especial àquelas ocorridas entre as décadas de 1980 e 1990, quando os problemas governamentais se aprofundaram em decorrência da grave crise fiscal e financeira que se abateu sobre o Estado brasileiro nesse período.
Saiba mais
1 - Para saber mais sobre modelos de Gestão Pública, acesse o link indicado: http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n1/v45n1a05 Além, dos aspectos mencionados anteriormente que motivam repensar o modelo de gestão pública brasileira, podemos apontar o amplo desejo dos governos em adotar mecanismos que possibilitassem lidar com o fraco desempenho identificado em áreas importantes do setor público como: educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento social, entre outros setores.
Outro fator