Resumo HM
Teoria de Gioseffo Zarlino de que a tríade é o princípio musical mais natural, por estar organizada com base na série harmônica. Devido o registro grave ressoar melhor à série ele acreditava que a voz grave deveria ser seguida por instrumentos graves, dando a impressão de que a melodia era uma ressonância do baixo. O termo basso continuo aparece pela primeira vez na obra de Ludovico Grossi da Viadana, que escolheu o nome contínuo porque a linha fornecida para o acompanhamento não havia sido retirada da linha vocal do baixo ( Basso Seguente), mas sim era uma linha independente que percorria toda a composição, sem interrupções. O basso seguente ( Baixo seguinte) foi o percursor do basso continuo (Baixo Contínuo) pois colocava em prática a harmonia como a superposição de intervalos. O basso continuo (Baixo contínuo) resultou do desejo de buscar movimentos harmônicos tão satisfatórios quanto a condução das vozes, fazendo, assim a transformação do sistema modal renascentista em direção ao sistema tonal barroco. A CIFRAGEM DO BAIXO CONTÍNUO
Foi o primeiro método para cifrar acordes simplificando a escrita musical. Os numerais dispostos abaixo das notas do baixo indicam os intervalos entre o baixo e as notas que formam o acorde.
A cifra gradual é relativa a nota do baixo. Diz claramente que o acorde é formado sobre o grau de alguma escala, mas não é a cifragem em si que informa de que acorde se trata, a qual escala pertence e nem qual a função do acorde no segmento musical em questão.