Administração Pública
Nós escolhemos este assunto por que o parque do Xingu recentemente teve destaque na mídia através de um filme, chamado Xingu, que foi lançado em abril, e de uma série de reportagens exibidas pelo Fantástico, em que um grupo de pessoas recriou os passos dos irmãos Villas Boas no que foi chamado de “Marcha para o Oeste”. Promovida pelo governo brasileiro em 1943, a expedição Roncador Xingu desbravou o centro-oeste brasileiro, fez contato com vários povos indígenas e criou 43 cidades. Com alguns colaboradores, como o Marechal Rondon, e enfrentando forte oposição do governo e dos fazendeiros do Mato Grosso, os irmãos Villas Boas conseguiram demarcar as terras indígenas locais.
O parque localiza-se na região sul da Amazônia e possui mais de 260 mil quilômetros quadrados. Nele vivem 14 povos indígenas, somando uma população de mais de quatro mil indivíduos.
O projeto:
No começo da década de 80 a FUNAI começou a implantar um programa de educação escolar em algumas terras indígenas, que tinha como objetivo integrar o povo indígena à sociedade. Alguns professores começaram a dar aulas em português, e o conteúdo passado era o mesmo das escolas das cidades, o que trouxe muita dificuldade e falta de interesse dos índios, que muitas vezes nem entendiam o que o professor dizia e não tinham interesse de aprender os conteúdos passados. No final da década de 80 os professores interromperam os trabalhos por falta de pagamento e outros fatores. Neste período alguns ex-alunos começaram a dar aulas usando carvão e, em 1994, teve início o primeiro curso de Formação dos Professores do Parque Indígena do Xingu.
No começo as aulas eram dadas em lugares abertos ou na casa dos professores. Com o tempo, os professores foram conseguindo regularizar os currículos e passaram a receber recursos públicos para compra de materiais, construção de escolas e pagamento de salários.
Hoje em dia existem quatro escolas estaduais no Parque do