administração Pública
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TUTORA: AZENATE
ALUNA: DÁVIA ALENCAR DE SOUSA DIAS
Atividade Módulo I
1. O conceito de controle possui várias versões, podemos mencionar um conceito atribuído a Henry Fayol que diz “o controle consiste em verificar se tudo ocorre de acordo com o programa adotado, as ordens dadas e os princípios admitidos. Tem por fim assinalar os erros, a fim de que se possa repará-los e evitar a sua repetição” (Ferraz, 1999, p. 69). Esse conceito tem aplicabilidade à entidades com finalidade lucrativa e quando se trata de entidades públicas esse conceito sofrerá adaptações devidos as características próprias da administração pública. Comente algumas dessas características que diferenciam a gestão privada da gestão pública, e que definem diferentes atuações do controle.
A Heterogeneidade de produtos=> Há uma variedade de bens e principalmente de serviços que a entidade pública deve atender e, quando o faz, ela mobiliza um grande número de órgãos , cada qual com seu específico de complexidade.
A Fragmentação de Poder=> é característica do regime democrático na qual os objetivos são a expressão do sistema de valores, e a melhor solução pode não ser tecnicamente a mais aceitável, como por exemplo, fundamentada na eficiência e na eficácia.
A responsabilidade diluída=> deriva do Parlamento e é diante dele que os resultados obtidos devem ser avaliados. Entretanto, existem diversas repartições públicas tratando de assuntos nem sempre tão diferentes entre si. Por outro lado, os interesses pessoais do servidor público podem influenciar na tomada de decisão.
2. A probidade administrativa pode ser representada pela conduta dos agentes público em obediência aos princípios da administração pública previstos no art. 37 da Constituição Federal. Atos que contrariam tais princípios seriam considerados atos de improbidade administrativa que trazem consequências ao erário público. O