Administração Pública
FACULDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS “TANCREDO NEVES”
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
“Descreva 3 situações reais ou hipotéticas que ilustram os conceitos apresentados no texto” Governabilidade, governança e democracia: criação de capacidade governativa e relações executivo-legislativo no Brasil Pós-Constituinte”?
Exercícios:
1) Exemplo do texto:
“Tanto os processos de formulação como os de implementação de políticas públicas são elementos cruciais constitutivos da capacidade governativa do Estado. A formulação bem-sucedida de políticas públicas depende, de um lado, do sucesso de a elite governamental mobilizar apoios para as políticas de sua preferência mediante a formação de coalizões de sustentação e, de outro, da construção de arenas de negociação que evitem a paralisia decisória. O bom êxito do processo de implementação exige, além de coalizões de apoio ao governo, capacidade financeira, instrumental e operacional do Estado. Vale observar que as coalizões de apoio às políticas governamentais são freqüentemente distintas no que se refere às fases de formulação e implementação, bem como são conformadas de acordo com a natureza (ou substância) da política, ponto de especial relevância para a agenda de reforma dos países em desenvolvimento (a ser melhor desenvolvido na próxima seção).”
Governança:
Os partidos do PT e do PTB, além de outros partidos, fizeram uma aliança governamental apoiando um único candidato a Presidência da República para que, quando eleito democraticamente, este utilizasse da governança e nomeasse diferentes representantes de cada um desses partidos, a alguns cargos de comitês. Esse candidato conseguiu se eleger democraticamente se tornando o novo Presidente da República. Porém, quando esse presidente chegou ao seu posto, não retribuiu o favor de apoio nas eleições. Não colocando ninguém