Administração publica
TECNOLOGIA DE GESTÃO PUBLICA
VALPARAISO - GO
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Trabalho de complementação educacional apresentado à Anhanguera Educacional, do curso de Graduação em (Tecnologia de Gestão Publica).
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o significado da burocracia, sobre os modelos de gestão no Brasil e no mundo. Vamos falar em modelos teóricos de administração publica, estamos nos referindo basicamente a três diferentes formas de se administrar o Estado: patrimonialista, burocracia e gerencialismo. Os três modelos que se sucederam ao longo o tempo, tendo cada um prevalecido em épocas diferentes, mas isso não significa que foram deixando de existir à medida que outro surgia. Dessa forma, tanto o patrimonialismo quanto a burocracia ainda estão presentes, apesar de prevalecer o gerencialismo.
O excesso de burocratização, de formalismo e despersonalização, é a principal origem das disfunções da burocracia. Esse excesso resulta na concepção popular de burocracia como sistema ineficiente, dominado pela “papelada” e por funcionários de mentalidade estreita, incapazes de tomar decisões e pensar por conta própria. Para desenvolvimento deste artigo foi utilizada metodologia de pesquisa bibliográfica e eletrônica. O objetivo deste artigo é contextualizar a evolução dos modelos teóricos de administração publica, passando pelas suas disfunções e finalizando no modelo utilizado atualmente.
2. 1ª ETAPA
2.1. PASSO1
O burocrata atual e sua visão de mundo
Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia. Outro problema é que, num mercado internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto