administração publica
O bacharelado tem muitas matérias em comum com os cursos de Administração tradicionais, como matemática, estatística, economia e administração financeira. A principal diferença é o objeto a ser administrado - no caso, projetos da esfera pública. Para isso, há disciplinas específicas, como radiografia do Estado brasileiro, finanças para administradores públicos e gestão de pessoas do setor público. Normalmente, as faculdades exigem monografia na conclusão da graduação.
Duração média: quatro anos.
Outro nome: Gestão públ.
O curso tecnológico oferece formação nas áreas de legislação, administração, contabilidade e mercado financeiro, com disciplinas como economia brasileira, legislações trabalhista, orçamentária e tributária, sistemas de administração e direito administrativo. Além dessa parte generalista, que não é extensa, há muitas matérias específicas da área pública, como gestão de empresas públicas, responsabilidade social, licitações, gestão governamental e políticas públicas. No fim do curso, é preciso entregar um trabalho de conclusão. Atenção: algumas escolas oferecem cursos específicos, como Desenvolvimento Regional (Univille), Gestão Pública Previdenciária (Fatej) e Orientação Comunitária (UFPR).
Duração média: dois anos.
Outros nomes: Desenv. Reg.; orientação Comunitária.
O que você pode fazer
Consultoria
Planejar ações institucionais que possam reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos.
Empresas do terceiro setor
Implementar programas e projetos, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre as organizações do terceiro setor e o setor estatal.
Organizações não governamentais
Elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implementar programas sociais.
Serviço Público
Administrar os setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos e