Fundações Rasas
Ao longo dos anos, o homem busca agregar conhecimentos relacionados à mecânica dos solos. Prova disso são os métodos e teorias de resistência relativamente simples utilizadas por diferentes povos à séculos atrás, que hoje servem como base para as mais modernas e qualificadas pesquisas de avanço científico na área de fundações.
Do latim, fundações (fundatio.onis) nos remetem ao componente de um sistema estrutural denominado infraestrutura, sendo esta a parte encarregada de transmitir as cargas do projeto, ao solo. São vários os tipos de fundações, e a escolha de cada um deles varia de acordo com a natureza do terreno, utilizando resultados de sondagem do solo como fatores decisivos. 2 FUNDAÇÕES RASAS
Também chamadas de fundações diretas ou superficiais, consiste no grupo de fundações em que a carga é transmitida ao solo predominantemente pelas pressões sob a base da fundação. Em geral, não atingem grandes profundidades.
3 TIPOS DE FUNDAÇÕES RASAS
3.1 Alicerces de Alvenaria de Pedra:
Normalmente constituídas de pedras de basalto ou grês, e são largamente utilizadas em residências construídas sobre solos com boa resistência. São constituídos por alvenaria de pedra, com reforço na base, para distribuir melhor a carga sobre o solo. No topo da alvenaria de pedra, é feita uma cinta de concreto cuja função é amarrar as paredes, evitando rachaduras.
Figura 1: Alicerces de alvenaria de pedra
O processo deste tipo de fundação consiste em:
1 - Promover a abertura de um vala com uma profundidade nunca inferior a 40cm. Em terrenos inclinados, o fundo da vala é formado por degraus, sempre em nível, mantendo-se o valor "h" em no mínimo 40 cm e h1, no máximo 50cm, conforme figura a seguir; Figura 2: Abertura de uma vala em um terreno inclinado.
2 - Aumentar a compactação da camada do solo resistente, apiloando o fundo. Essa etapa se faz manualmente com soquete (maço) de 10 à 20kg, com o único objetivo de uniformizar o