Interdisciplinaridade
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Como sabemos, a interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil, a partir da Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71 desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB nº 9.394/96 e com os Parâmetros. Além de sua grande influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. Segundo Libâneo (1994), O processo de ensino caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja o professor dirige o estudo das matérias e assim os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de sua capacidades mentais. Ressaltando aqui que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.
Portanto dentro da proposta deste 7º semestre, tive a grata satisfação de ver de perto o trabalho de uma professora do ensino fundamental utilizando a interdisciplinaridade em sua sala de aula, a qual encantei-me pela rica experiência vivenciada, onde relatarei a seguir o trabalho desenvolvido pela mesma.
2 DESENVOLVIMENTO
A princípio começarei relatando a entrevista que tive com a professora do 2º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Aparecida de Goiânia, cidade que faz parte da região metropolitana de Goiânia-Go.
Nome: Camila Alves Nogueira;
Série: 2º ano do ensino fundamental;
Números de alunos por turma: 37 alunos;
Período: Matutino;
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática; História e Artes.
Assim que entrevistei a professora a mesma convidou-me a participar daquele dia letivo, onde seria colocada em prática uma aula