administração- perfil e importância do empreendedor
O empreendedor tem grande importância para uma organização, pois, as características que compõem o perfil deste são essenciais para o sucesso da empresa, que através do empreendedorismo deve sempre buscar a inovação, fugir do perene, não limitar-se ao ‘’status quo’’, no intuito de manter a competitividade e garantir sua rentabilidade financeira.
A chave para o êxito de uma empresa está também na criatividade, pró-atividade, na busca pelo aprimoramento contínuo, em assumir riscos e explorar novas oportunidades, sem medo de assumir os riscos. Buscar as melhores soluções para a resolução de problemas e estar sempre um passo à frente da concorrência. É o empreendedorismo que ocupa este papel, buscando atender as necessidades das organizações.
O empreendedor deve ter um bom senso de observação. Deve também ter uma visão diferente, futurística, perceber erros que outros podem não perceber, e buscar concertar estes erros, sempre almejando a melhoria da empresa. Não deve ter ‘’medo do novo’’ e ter coragem para lutar pelas suas ideias, para pô-las em prática, independente de estar correndo riscos, pois a modernidade anseia por mudanças, e se uma organização não atende a essa necessidade, a concorrência atende em seu lugar.
No mundo capitalista pós-moderno, a busca por inovações é constante, e o trabalho do empreendedor vem ganhando cada vez mais prestigio por ter se mostrado eficiente para resoluções de problemas, não só para o desenvolvimento organizacional quando para o pessoal, mostrando soluções para problemas que os governantes por si só não foram capazes de resolver.
O empreendedorismo tem muito valorizado, sendo cada vez mais eficiente, trazendo resultados positivos nas áreas em que ocupam espaço, e as organizações estão passando a optar pela implantação da cultura empreendedora em suas empresas, obtendo êxito para resoluções de problemas e em manterem-se inovadoras e aptas ao mercado que está a cada dia mais