Administração Participativa
A administração participativa é, conceitualmente, uma prática administrativa que pressupõe o atendimento de necessidades individuais (tais como participação, sentimento de ligação ao grupo, poder de decisão), como base e mola propulsora do atingimento de necessidades organizacionais, como melhoria do clima organizacional, aumento da eficácia dos processos e lucros.
A convergência dos interesses do capital e trabalho tem demonstrado, historicamente, levar a um resultado global mais satisfatório nas organizações.
A definição de administração participativa é muito ampla para ser utilizada como parâmetro comparativo rígido por organizações distintas. A administração participativa é, portanto, muito mais filosofia gerencial do que uma técnica administrativa.
A administração participativa pode ser considerada como mais uma alternativa na busca por instrumentos de alcance da vantagem competitiva.
Aplicada em conjunto com outras medidas administrativas, a administração participativa na empresa exportadora levou-a a se tornar um destaque em seu setor de atuação em termos econômico-financeiros.
Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/administracao-participativa/28893/
AdministraçãO Participativa - Presentation Transcript
1. Administração Participativa A idéia da Administração Participativa é uma das mais antigas, nasceu na Grécia, com a Democracia, há mais de 2000 anos. Mas, revela-se como um paradigma, pois é uma das mais avançadas formas de gestão administrativa da atualidade. Administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomar decisões sobre a administração das organizações. Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente, distribuidores ou