ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PUBLICA
Pode-se dizer que a administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomada de decisões sobre diversos aspectos da administração das organizações. Visto que estamos na era da informação em tempo real, outro ponto importante no modelo de gestão participativa é a troca de idéias, funcionários dos mais variados níveis de formação, estão aptos a opinar sobre a melhor forma de conduzir o seu trabalho na organização onde presta serviços, no entanto é preciso que ao implantar o sistema participativo a organização esteja apta as mudanças necessárias para que o sistema funcione.
As vantagens de uma administração participativa é aproveitar o potencial de contribuição intelectual das pessoas, contribuindo para aumentar a qualidade das decisões administrativas, a satisfação e a motivação das pessoas, aprimorando a decisão e o clima organizacional.
1. ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA PUBLICA.
Logo, a pergunta problema deste estudo pode ser assim contextualizada: A administração participativa poder ser realmente considerada como um novo modelo de liderança que desafia a atual gestão de pessoas? Sabe-se que o problema é complexo, pois analisar “participação” requer um esforço constante de qualquer pesquisador para analisar seus diversos componentes; autonomia, poder de decisão,