A Influência do Turismo na Economia
2.1- Idade Clássica 6
2.2- Idade Moderna 7
2.3- Idade Contemporânea 9 3- DEFINIÇÕES DO TURISMO 10
3.1- Conceito de Turismo 10
3.2 - Conceito de Turista 11 4- ECONOMIA 12
4.1 - Conceito de Economia 12
4.2 - Economia do turismo 13 5- TURISMO E ECONOMIA 14
5.1- Formação de Receitas Públicas 14
5.2- Contribuição no PIB – Produto Interno Bruto 15
5.3 - Efeitos Econômicos do Turismo 16
5.4- Efeitos da Saturação do turismo 23 6- POLÍTICA ECONOMICA 26 7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 27 BIBLIOGRAFIA 29 ANEXOS 30
1- INTRODUÇÃO
O cenário global da economia brasileira demonstra que o turismo está conquistando espaço definitivo junto a diversos setores atuais. Como atividade mundial em expansão, revela uma nítida tendência de crescimento e prosperidade para os prestadores de serviços turísticos como, hotéis, agencias de viagens, restaurantes e etc.
O turismo gera rendas, tanto para a localidade que desenvolvem esta atividade como para o Brasil em geral. Isso acontece por que o turismo necessita das prestações de serviços de empresas a ele ligado.
São esses serviços que os turistas usufruem cada vez mais e que interferem de maneira significativa na economia, sendo que o turista sai de sua localidade habitacional, procura uma outra onde vai utilizar todos os serviços existentes deixando sua renda naquela cidade, gerando a atividade econômica conhecida como indústria turística que implica na estrutura de atendimento no local de origem do turista, compostas pelas agências ou operadoras, guias ou softwares que preparam a viagem, transportadoras que viabilizarão o deslocamento, a viagem propriamente dita e equipamento receptor no local de destino, os serviços prestados ao turista e toda essa relações entre visitantes e residentes do local visitado, faceta que se revela atualmente como a que merece mais atenção dentro do fenômeno turístico.
O turismo