Resenha Texto 4 Inter Rela O
Resenha Crítica
O texto de Freitas aponta inicialmente que no início do século XX predominava com sucesso a administração científica, centralizadora e hierarquizada. Apontando que no contexto de abertura política nacional nos anos 80 propuseram que a educação fosse elaborada á partir da realidade escolar. No final do século XX conseguimos observar várias mudanças na política da administração da educação brasileira, onde há participação da sociedade, inclusive com responsabilidades financeiras.
Para isso criaram os colegiados para que tomem certas as decisões no âmbito escolar, permitindo eleições de diretores, participação dos pais, lideres comunitários.
Hoje a discussão sobre políticas educacionais, administração/gestão e qualidade da educação é dominante em encontros de educadores, pois acreditam que se tem uma administração que avalia os processos e resultados possivelmente serão oferecidas as instituições uma trilha para sua própria superação.
Assim como as políticas publicas os paradigmas também evoluem, onde buscam soluções para o gerenciamento e qualidade educacional em parceria com os que fazem a educação acontecer no cotidiano da escola. Por isso os professores precisam efetivamente participar e se entregar a este trabalho, pois as reorganizações das funções administrativas e da gestão da escola na rede pública continuará sendo fictícia nos processos decisórios.
Conforme leitura do texto os planejadores educacionais começaram a perceber que o exercício da autonomia pode ser eficaz na busca da qualidade da educação, porém são poucos gestores escolares que exercem gestão democrática participativa e autônoma. Na década de 80 já se discutia a gestão democrática participativa, onde a gestão da escola pública tinha um valor