Administração na história
ADMINISTRAÇÃO NA HISTÓRIA
JAYMESON SANTOS OLIVEIRA
1 - As primeiras organizações.
A administração é praticada desde a formação dos primeiros agrupamentos humano. As teorias estudadas hoje em dia surgiram há muito tempo, desde que administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de soluções para resolvê-los. Tudo começou há mais ou menos 6.000 anos, em uma região do oriente médio.
1.1 - Egito
As pirâmides do Egito são o mais conhecido exemplo da competência administrativa daquela época. Os egípcios enfrentaram grandes problemas de administração e engenharia para construí-las. A pirâmide de Quéops é feita de 2.300.000 blocos de pedra, pesa 2,5 toneladas, 146,5 metros de altura e 230 metros em cada um de seus lados. A construção durou 23 anos com 100.000 pessoas trabalhando em sua construção entre 2.566 e 2.589.
A organização militar dos egípcios era um exemplo de que eram bons planejadores. Era um exército regular, com soldados assalariados, e construíram uma rede de fortes com grandes celeiros com espaço para suprir centenas de homens durante o ano.
1.2 - Babilônia e Assíria
Os código do rei Hamurabi, “olho por olho” e “o consumidor que se cuide”, escrito no século XVIII a.C. , contém 282 regras. Algumas regras desse código são princípios de administração. Por exemplo: * Se um mercador entrega a um agente, mercadorias de qualquer espécie para negociar, o valor será registrado pelo agente em dinheiro ao mercador. O agente receberá um recibo selado pelo dinheiro que entregar ao mercador. Se o agente não ficar com um recibo, este dinheiro sem recibo não será lançado em sua conta (práticas de controle). * Se um doutor operar o olho de um nobre que perde a vista em consequência disto as mãos do doutor serão cortadas ( Princípios de responsabilidade).
A partir do século XIV a.C., o império assírio controlou a mesopotâmia, começando então um período de avanços importantes no campo da organização