A arte da guerra
“Mestre Sun Tsu disse:
A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida e a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-se de suma importância estuda-la com muito cuidado em todos os detalhes.
Li Ch’uan: As armas são sempre motivo de maus pressentimentos. A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com a profunda reflexão.” (p.23)
Os dois trechos são taxativos em afirmar que a guerra deve ser estudada e refletida devido as suas trágicas consequências. Que ela não só ataca ou defende nações como também as destrói. Sun Tzu afirma que a guerra pode ser o caminho para sobrevivência ou para ruina, por isso deve ser analisada detalhadamente. Talvez queira deixar a pergunta: “Até que ponto a violência é uma opção de solução?”.
2- Pense nas guerras que assolaram a humanidade. Quais seriam, de um modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha ? Quais são as consequências da guerra para uma nação ?
Os motivos são religiosos, raciais e principalmente econômicos, de proteção ou expansão territorial. As consequências tanto para o vencedor quanto para o perdedor são profundas, milhares de vidas são tiradas, toda a força do Estado é consumida durante a batalha, ocorre desequilíbrio social e grande influencia cultural, principalmente sobre o território conquistado.
3- “ A guerra é igual fogo, aqueles que não querem mais depor as armas, acabarão por elas consumidos.” (p.35) – Argumente a ideia contida nesta frase.
O combatente deve reconhecer a hora de sair da guerra, em razão do alto custo, dos grandes esforços que são empregados e das vidas que são ceifadas.
4- A obra fala das virtudes necessárias a um general. Quais seriam essas virtudes? Qual a importância do general em uma guerra? Pesquise e